Ao todo, 280 educadores da rede municipal participam da capacitação do Governo Federal em parceria com a Prefeitura

A Prefeitura de Guarujá e o Governo Federal promovem a formação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei), junto aos 280 professores da Educação Infantil na rede municipal de ensino. O curso, iniciado no último dia 7, é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), e até dezembro prevê dois encontros a cada mês.

Neste mês, a programação na Cidade segue nos próximos dias 23 e 24, entre os períodos matutino e vespertino. Os encontros têm duração de quatro horas e acontecem na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá (Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada), que cedeu o espaço durante o período.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), responsável direta pela parceria, pontua que a jornada será fundamental para diversos avanços. Isso porque, além de estimular os educadores a adotarem práticas pedagógicas mais eficazes, serão discutidas teorias de desenvolvimento na infância, atividades lúdicas e interativas, estratégias por faixa etária e materiais didáticos para aprimorar o trabalho com a linguagem oral e escrita. O processo envolverá discussões em grupo, experiências práticas e análise de casos.

O secretário de Educação de Guarujá, pontua que o objetivo é aperfeiçoar as práticas pedagógicas dos professores para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita na pré-escola. ”Vamos aumentar o repertório dos educadores no processo de aprendizagem das crianças, além de estimular o gosto pela leitura desde a infância. Outro ponto positivo é que, após a conclusão do curso, avaliaremos o impacto das novas práticas em sala de aula”, comemorou o titular da pasta.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O Programa Leei, vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, está sendo ministrado por sete formadores municipais que tem a missão de provocar reflexões, trocas e estudos a partir da experiência dos próprios educadores.