Estudantes receberam orientações sobre primeiros socorros em diversas situações de emergência

A rede municipal de ensino de Guarujá aderiu a mais uma potente iniciativa de prevenção, para ampliar a conscientização de seus matriculados. Trata-se do Programa Bombeiro na Escola, que neste mês alcança cerca de 653 estudantes de duas unidades, nos bairros Santa Rosa e Vila Lygia. Os envolvidos iniciaram o curso no último dia 4 e até quarta-feira (12) receberam orientações sobre primeiros socorros em diversas situações de emergência.  A solenidade de formatura final acontece nesta sexta-feira (14), às 9 horas.

Desta vez, foram alcançadas as Escolas Municipais Lucimara de Jesus Vicente (Santa Rosa) e Dr. Gladston Jafet (Vila Lygia). O público-alvo de ambas são estudantes dos 4º, 5°, 8º e 9º anos, que participaram da formação entre os últimos dias 4, 5, 11 e 12. Cada turma teve acesso a uma aula com duração de quatro horas, sob a condução da bombeira educadora Jéssica de Carvalho, além do 1° sargento da Polícia Militar, Francisco dos Santos.

O primeiro módulo aprendido foi a história do Corpo de Bombeiros, instituído em 1880, para atuar no combate de incêndios, salvamento de vidas e prevenção de acidentes. A aula seguiu com estratégias para a identificação de situações de perigos e os protocolos adequados em casos de emergência.  O objetivo é que todos saibam como proteger a si mesmo e os demais ao seu redor.

As demais orientações reforçaram quais os telefones básicos para emergências, como o 193, do Corpo de Bombeiros, além de informações sobre como começa um foco de fogo, tipos de rota de fuga, técnicas para evitar afogamentos e acidentes de trânsito, entre outras. Por fim, todos fizeram textos e desenhos.

Duas formaturas

Ao término das aulas, os estudantes garantem seus certificados de conclusão de curso em solenidade de formatura aberta a familiares, no Centro de Atividades Educacionais Comunitárias (Caec) Isabel Ortega de Souza (Avenida Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa). No último dia, foi a vez da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente, enquanto nesta sexta-feira (14), às 9 horas, será a unidade  Dr. Gladston Jafet.