Espaço abriga atendimentos de Saúde da Família, e também, de urgência e emergência, 24 horas

Era dezembro de 2016, quando Maria Aparecida Ramos de Oliveira morreu aos 78 anos, depois de sofrer três paradas cardíacas. Ela chegou a ser levada pela família a uma unidade da rede municipal de saúde, mas, infelizmente, acabou falecendo por falta de oxigênio no equipamento. Como forma de homenagem, agora a Unidade de Pronto atendimento (UPA) e Saúde da Família (Usafa) do bairro recebe o seu nome.

O posto de saúde, que promove o atendimento misto, foi totalmente revitalizado e entregue à população de cara nova, na última quarta-feira (26). A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e fez parte das comemorações dos 90 anos de emancipação político-administrativa da Cidade, celebrados no último domingo, 30 de junho.

“Não era para ela (mãe) ter partido assim. Ela tinha diabetes passou mal e não deu tempo de salvar sua vida. Por outro lado, fico feliz porque é uma homenagem muito merecida, porque esta Unidade já faz um atendimento de excelência e que vai ficar muito melhor com a reforma realizada”, conta Enia Maria Ramos de Oliveira, filha da homenageada.

O prefeito de Guarujá fala sobre como toda a equipe tem trabalhado firme para mais uma entrega na área da saúde. “Estamos fazendo o nosso melhor pela saúde pública de nossa Cidade, cuidando com muito carinho desta e de todas as comunidades. Parabéns à população de Santa Cruz, de gente tão trabalhadora, que recebe um serviço muito mais digno”.

Melhorias

Um dos principais destaques no processo de reestruturação da Unidade foi na parte de pronto atendimento, com a ampliação da sala de urgência e emergência, que permite agora dois leitos. Antes era somente um. Também foi criada uma sala de classificação de risco. Ao todo, mais de 30 profissionais, entre médicos, auxiliares, técnicos de enfermagem e setor administrativo atuam neste equipamento.

Outra novidade é a instalação de mais uma recepção, recém-criada, específica para pacientes de saúde da família. Toda a estrutura física da Unidade recebeu pintura, revisão elétrica, novos aparelhos de ar condicionado. Além disso, a Unidade de Santa Cruz terá dois médicos permanentemente na escala. Diariamente, são realizados 100 atendimentos de saúde da família e outros 150 de urgência e emergência.

O secretário de saúde de Guarujá, explica que agora a Unidade dará a retaguarda necessária à população, e adiantou que a Prefeitura tem projetos futuros para este equipamento. “Nosso objetivo é providenciar a Usafa em um novo local e o Pronto Socorro (PS) em outro. Precisamos de projetos, áreas disponíveis e também de recursos do Ministério da Saúde”, pontuou.